História da Paróquia

Paróquia São Miguel Arcanjo e sua história
Em 05/10/1985 era inaugurado o bairro Jd. São José com 464 casas, 464 novas famílias iriam desbravar uma região na época pouco explorada e avaliada pelas pessoas como um bairro distante do centro da Cidade.

Como desde o início dos tempos, Deus coloca em cada novo bairro ou comunidade que surge, pessoas agraciadas e dispostas a colocar em uso comunitário seus dons de evangelização, começam a se mobilizarem para que no Jd. São José fosse instalada uma comunidade cristã católica, disposta a levar o Evangelho a todas as pessoas.
Com a dedicação de algumas pessoas “Pita, Irene, Benvinda, Dona Lúcia ¨in memorium¨, Édna, Adolfa, Dona Lurdes, Eliana, Cátia e vieram mais tarde Paula Andrete, Eupídio, Ilza, Washington, Neuza Helena, Cleide e Mauro  no dia 23/03/1986 Domingo de Ramos, foi realizada a 1ª missa no Centro Comunitário do bairro, rua José da Silva Melo, 280 Celebrada pelo Padre Antônio Sávio Pároco da Paróquia Cristo Rei, Diácono Caetano Marchesi e seminarista Luiz Fernando Ribeiro (hoje Sacerdote) e contou com a presença de mais ou menos 30 pessoas e iniciava ali a criação da Comunidade São José Operário. Desde aquele momento começaram a se organizar na preparação de material para a formação da equipe de catequese e todo domingo ás 9:30 horas passou a ser celebrada a missa na comunidade. Desde esta 1ª missa foi introduzida uma imagem da Sagrada Família que a cada domingo uma família a levaria para casa e a traria de volta na missa do domingo seguinte. No quarto domingo em que era celebrada a missa os Senhores Léscio e Wagner ¨in memorium¨, confeccionaram uma cruz de madeira e colocaram no local para que todos pudessem ver que ali tinha alguma atividade cristã.

No dia 21/06/1986 foi celebrado o 1º casamento religioso no bairro, mas propriamente no centro Comunitário.

No dia 17/09/1986 foi realizada a 1ª reunião do Pe. Antônio Sávio com membros da comunidade para a organização dos trabalhos na comunidade: Pe. Antônio Sávio; Benvinda e Neuza Helena responsável pela catequese; Pita e Paula responsável pelas visitas aos moradores; Dízimo Paula; Tesoureiro Eupídio; Arrumação Irene, Pita, Edna, Adolfa e Paula e Secretária Neuza Helena. Todas as atividades eram realizadas no Centro Comunitário e formou-se uma comissão denominada Grupo da Paz, que passou a organizar eventos para angariar fundos para a manutenção das atividades religiosas e construção da futura igreja. Estes eventos eram compostos de confecção de pizzas, sorvete, cachorro quente, venda de coroas de flores em épocas de finados no cemitério etc. Estas pessoas começaram a se reunir toda 5ª feira. Gostaríamos de lembrar que a Dona Benvinda por ter condução própria era a pessoa que cuidava de quase todas as atividades externas que envolviam a comunidade.

No dia 05/10/1986, 1º aniversário do bairro, em cima de um caminhão, foi celebrada uma missa festiva para desta forma melhor divulgar as atividades católicas no bairro.

No dia 19/11/1986 foi constituído o primeiro Conselho da Comunidade: Diretor Geral Pe. Antônio Sávio; Presidente dona Benvinda; Vice Presidente Sr. Valmir; Tesoureiro Sr. Elpídio; Vice Tesoureiro Sr. Lécio; Secretária Sra. Neuza Helena, Vice Secretária Nilza e Conselheiros: Eurípedes, Ilza, Edna, Adolfa, Paula Andrette, Maria San, Irene, Paula Casa Nova, Eliana, Pita, Dona Lurdes.

No dia 21/12/1986 foi realizada a primeira confissão comunitária e confissões individuais.

Em 14/04/1987 foi inaugurada a EE Expedicionários Brasileiros, onde a diretora cedeu uma sala de aulas para que as missas passassem a ser realizadas naquele local, sendo que com o aumento freqüente de pessoas nas missas, a mesma passou a ser realizada no pátio da escola, animadas musicalmente pelos jovens Neto e Lesciane.
Sempre almejando um terreno próprio, os moradores começaram a reivindicar um terreno no início do bairro próximo a rodovia Anhanguera onde hoje está localizado o poço artesiano. A dona Benvinda chegou até a mandar fazer uma cruz de cimento e colocaram no local, de onde todo Domingo de Ramos saia às procissões indo até a escola.
Já na escola em 01/05/1988 foi realizado o batizado do Elias, filho da Benvinda e Evaldo.

Em 1988, o Pe. Sávio muito devoto de Nossa Senhora das Graças, sugeriu que fosse pedido para que ela intercedesse para que surgisse uma área para a construção da tão sonhada igreja e a partir daí começou a circular entre as famílias a imagem de Nossa Senhora das Graças, o que acontece até hoje, a cada domingo uma família leva a imagem para casa ficando com ela durante uma semana.

No mês de dezembro de 1990 foi inaugurado o Conjunto dos Bancários com cerca de 492 casas, e na época a dona Benvinda era Coordenadora da Catequese, a dona Pita era Tesoureira e a dona Irene com sua bicicleta ia receber o Dízimo de casa em casa e em 1994 foi adquirida a Casa Paroquial no conjunto dos Bancários na rua Bernardo Gonçalves número 95, sendo que o relato das pessoas contam que uma pessoa de bom coração emprestou o dinheiro e através da criação de um carnê com 12 mensalidade e eventos, a mesma foi paga pela comunidade. A partir desta aquisição, a catequese, as confissões em datas especiais como a Páscoa e Natal e reuniões para decisões na comunidade, eram realizadas naquele local.

No dia 02/07/1994 foi inaugurado o Jd. Manoel Penna com 600 casas e juntos, fortalecendo ainda mais a comunidade com o aumento de participantes nas celebrações.
Para que todos permanecessem unidos sem formar comunidades paralelas, sabiamente o Pe. Sávio pediu que as lideranças da época do Jd. Manoel Penna “ Leusa, Terezinha e Welligton” visitassem as casas dos moradores que freqüentavam outras Paróquias fora desta região e que fosse realizado um trabalho junto a estas pessoas mostrando a importância da participação delas na Comunidade São José Operário.

O Grupo de Oração Sagrada Face foi iniciado em 1995 com a Coordenação de Marta e Irani.

Com a necessidade do aumento das celebrações religiosas em 1996, passaram a ter missas na antiga Pré Escola do Jd. Manoel Penna na rua José Barense em frente ao Centro Comunitário do bairro 2 terças feiras por mês ás 20 horas.
Em junho de 1996 estiveram na Cúria Metropolitana juntamente com o Pe. Sávio, uma comissão de pessoas representando a comunidade para conversar com o Arcebispo Don Arnaldo Ribeiro ¨in memorium¨ no sentido de reivindicar um terreno para a construção da igreja, na época foi sugerido um galpão ao lado do Centro Comunitário dos Bancários. Don Arnaldo se prontificou em falar com o Prefeito da época Antônio Palocci.
Neste mesmo mês de junho de 1996, em uma missa no domingo, o Pe. Sávio disse em público que quem tivesse condições de conseguir um terreno que se colocasse a campo e não importava em que local fosse, até no meio do canavial.
O Senhor Dorival Gaspar tinha alguns contatos na Prefeitura Municipal e foi procurar a Secretaria de Planejamento onde obteve a informação que a Constituição de 1988 proibia a doação de áreas Públicas para construção de igrejas e que teríamos que verificar os terrenos particulares existentes na região. Em agosto de 1996 o senhor Dorival esteve em reunião com o Senhor Augusto Valeri, na época Secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, que foi a grande ponte para se chegar ao senhor Miguel Curi, que era proprietário de grande parte das áreas existentes na região e que tinha seu escritório na Rua Visconde de Inhaúma, edifício Padre Euclides.
Após uma reunião preliminar o Senhor Miguel Curi disse que doaria uma área de 1500m2 e que providenciássemos um desenho de uma igreja para que a doação se concretizasse.
O Senhor Dorival procurou o Pe. Sávio e descreveu o ocorrido e o mesmo se prontificou em mandar fazer um desenho de uma igreja e no final de agosto de 1996 levaríamos este desenho para o senhor Miguel Curi. Também foi criada uma comissão de além do Pe. Sávio mas 3 pessoas, uma representando cada bairro para participarem desta reunião. O senhor Dorival representando o Jd. Manoel Penna, o senhor Sérgio representando o Jd. São José e o senhor Aeodair representando o Conjunto dos Bancários. Todos participaram da reunião onde estavam presentes além das pessoas acima citadas o senhor Miguel Curi e o Dr. França seu advogado. Para que se efetivasse esta doação de 1500m2, o Dr. França fez um pedido de que a Igreja recebesse o nome de São Miguel Arcanjo, onde prontamente o Pe. Sávio aceitou.

Em outubro de 1996 foi introduzido na comunidade a Capelinha da Mãe Rainha, onde a Lúcia moradora do conjunto dos Bancários passou a formar os grupos de famílias que receberiam a visita da imagem de Nossa Senhora de Schonstatt.

Em 31/01/1997 foi realizado o contrato de doação onde o mesmo estabelecia 02 anos de prazo para o início das obras. O terreno está localizado na rua Anselmo Marques Rodrigues com João Mobíglia no Jd. Manoel Penna.

Em abril de 1997 foi formada a Equipe de Liturgia que passou a se reunir para preparar as missas dominicais e seus Coordenadores eram Dorival e Neila.

Em 20 de fevereiro de 1998 a Área doada para a Construção da Igreja foi oficialmente demarcada pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
Em 01 de março de 1998, após uma missa dominical no pátio da EE Expedicionários Brasileiros no Jd. São José, o Pe. Antônio Sávio se reuniu com a comunidade para comunicar a todos a composição da Comissão de Obras, a qual seria divulgada para toda comunidade em um folheto informativo no Domingo de Páscoa dia 12/04/1998, inclusive contendo algumas informações e desenhos da futura igreja a ser construída.  A comissão de Obras foi formada desta forma: Diretor Pe. Antônio Sávio; Vice Diretor Diácono Caetano Marchese; Presidente Dorival Gaspar; Secretário Aeodair Batista Vigma; Tesoureiro Luis Sérgio Angeloti. Conselheiros da Comissão de Obras: Tijolos e telhas Benvinda Ribeiro Silva; Ferragem Aparecida Fátima Cantador; Cimento e cal Vera Rita Nascimento da Silva; Madeira Terezinha Fátima Afonso da Silva; Pedras Isabel Cristina da Silva Angeloti; Janelas e Portas Martha Campos Vanzo; Bancos e cadeiras José Jeremias do Nascimento; Promoções e Eventos Laura Monsignore e Neila Maria X. de Araújo Gaspar; Encanamento Pedro Eduardo Cantador e Jovens; Material Elétrico Irani Aparecida Chítero; Acabamento Edilza Fátima dos Santos.
O Engenheiro responsável pelas obras que tiveram seu início em maio de 1998 foi o senhor Paulo Roberto G. Zanin que gratuitamente se propôs a nos ajudar.
O primeiro contrato para a execução das vigas baldrame e muro de arrimo, colunas foi realizado pelo pedreiro Senhor José Carlos Leandro com licitação realizada com profissionais da nossa região em reunião realizada na Pré Escola da Jd. Manoel Penna em 26/05/1998 com orçamento de R$ 900,00 reais.

No dia 29/09/1998 foi realizada a primeira missa campal no local onde foram convidados todas as pessoas que tiveram participação para que este sonho se tornasse realidade. Nesta noite no final da Celebração da Missa, foi solicitado ao Dr. França que estava representando o senhor Miguel Curi um aumento de 1000m2 na doação de área, pois o espaço estava sendo pequeno para comportar o grande número de participantes das nossas atividades religiosas. Prontamente o Dr. França se colocou a disposição na solicitação de tal pedido o que se concretizou na semana seguinte, passando então nossa área de 1500m2 para 2500m2.

No dia 31/07/1999 o então Arcebispo Don Arnaldo Ribeiro ¨in memorium¨ realizou uma visita Pastoral a então Comunidade São Miguel Arcanjo que ainda pertencia a Paróquia Cristo Rei que daquela data até 29/09/2000 passaria por um período de transição como Quase Paróquia. Esta visita teve o objetivo de preparar nossa comunidade que se tornaria Paróquia em 29/09/2000, sendo que o Arcebispo conheceu as pessoas engajadas na comunidade e os Trabalhos que elas desempenhavam. Inclusive a Comissão de Construção apresentou um Balancete dos gastos na construção do Salão Capela, Salas de Catequese e banheiros no período de abril de 1998 a junho de 1999, e ao fazer uso da palavra, Dom Arnaldo elogiou a comunidade por ter construído muita coisa com tão pouco dinheiro.

Em fevereiro de 2000 o Arcebispo Dom Arnaldo Ribeiro designou que o Pe. Aparecido Donizete Maciel começasse a ajudar o Pe. Sávio no acompanhamento da comunidade, pois ele seria futuramente empossado como Pároco da paróquia São Miguel Arcanjo.
No dia 19 de março de 2000, dia de São José, com início da Missa na EE Expedicionários Brasileiros celebrada pelo Pe. Antônio Sávio onde também participaram o Pe. Aparecido Donizete Maciel e Diácono Caetano Marchese e após o Ato Penitencial em Procissão, ocorreu a mudança das atividades religiosas que eram realizadas na Escola do Jd. São José para o Salão Capela São Miguel Arcanjo.

Em 27/07/2000 foi criado o primeiro Conselho Administrativo composto pelo Pe. Maciel, Claudio tesoureiro, Dorival conselheiro, Euripedes contador, Luis conselheiro, Sérgio presidente e Jorge secretário.

Em 29/09/2000 diante das comemorações da missão da igreja no Novo Milênio, fomos elevados a Paróquia São Miguel Arcanjo e assumiu como 1º Pároco o Pe. Aparecido Donizete Maciel.
Como Paróquia São Miguel Arcanjo tínhamos as seguintes Pastorais e Coordenadores: Música - Neto; Catequese - Benvinda, Liturgia - Dorival; Ministros - Pita e Wagner¨in memorium¨; Dízimo - Ana; Promoção Humana ¨hoje Vicentinos¨- Izaura e Eurípedes; Legião de Maria - Terezinha; Mãe Rainha - Lúcia; Eventos – Laura e Luis; Batismo - Sérgio e Isabel; Grupo de Oração - Isabel.

Em 15/01/2001 começou a funcionar a Secretaria Paroquial das 13h30min ás 18h00min, tendo como primeira Secretária a Senhora Neila.
A partir do ano de 2001, além do terreno de 2.500m2 o senhor Miguel Curi doou a imagem de São Miguel Arcanjo, o Turíbulo, o Ostensório, em toda quermesse doava 1 bicicleta por noite, televisores os quais foram rifados e compramos 80 jogos de mesas com 320 cadeiras e com a rifa de uma televisão pagamos parte do forro do Salão Capela.

Em agosto de 2001 um grupo formado pelas seguintes pessoas: Andréia, Elisangela, Eduardo e Alcinei fizeram um Curso Preparatório sobre o PASCOM (Pastoral da Comunicação) onde em 29/09/2001, dia do Padroeiro lançaram nosso primeiro Boletim Informativo São Miguel Arcanjo com 500 exemplares.
Também em 2001 era inaugurado o Condomínio Jatobá com 200 residências.

Em julho de 2002 foi inaugurado na quermesse o galpão erguido no terreno onde hoje estamos construindo a igreja para que o mesmo fosse utilizado como local de nossos eventos. A estrutura deste galpão foi doada pela Igreja Nossa Senhora de Lurdes.
O 1º Encontro de Casais com Cristo foi implantado na Paróquia São Miguel Arcanjo nos dias 5, 6 e 7/11/2004 e fomos apadrinhados pela Paróquia São João Batista.
Com a realização da Assembléia Arquidiocesana em 2004, ocorreu uma reformulação das Foranias, onde nossa Paróquia São Miguel Arcanjo que pertencia a Forania São José da cidade de Cravinhos passou a pertencer a Forania Cristo Operário do bairro de Vila Abranches e com isso a Comunidade Rosa Mística localizada no Recreio Anhanguera passou a pertencer a nossa Paróquia.
A Confecção do Projeto da Construção da Igreja São Miguel Arcanjo teve seu inicio em 2005 tendo como arquiteto responsável Luciano Baldo Carvalho e a solenidade de lançamento da Pedra fundamental foi no dia 15/06/2008 ás 08h30min e no dia 21/06/2008 começou a obra com a presença do topógrafo para marcar a obra dentro do terreno determinado.
Com o falecimento de Dom Arnaldo Ribeiro, em 03 de junho de 2006 assume nossa Arquidiocese o Arcebispo Dom Joviano de Lima Júnior.

Em 24/06/2006 teve início o Apostolado da Oração composto por 54 membros sob a Coordenação de Leusa.
Em 11/08/2006 dia de Santa Clara teve início a Pastoral das Clarissas composta por 11 membros que foi formada pelo Seminarista hoje Pe. Alexandre e Eliane.

No ano de 2007 foi inaugurado o condomínio Jequitibá com 208 casas.

No início de 2008 foi criada a Pastoral da Criança na Comunidade Rosa Mística tendo como Coordenadora a Dona Izaura.
Em 24 de fevereiro de 2008 teve início o terço dos homens que havia sido sugerido pelo Pe. Márcio em uma reunião com membros do ECC da nossa Paróquia e o mesmo recebeu o nome de Maria Passa na Frente sendo que o pessoal se reúne toda 2ª feira na casa de uma família da comunidade.

Em 15/06/2008 foi realizada a solenidade de implantação da PEDRA FUNDAMENTAL onde teve início os trabalhos de construção de nossa igreja.
Em dezembro de 2008 foi completada toda obra de implantação da fundação da futura igreja com aterro, baldrames, muro de arrimo, vigas etc. Estes trabalhos foram realizados ao custo de R$ 141.057,83.

Em 08 de fevereiro de 2009, o padre Aparecido Donizeti Maciel nos deixava para seguir sua caminhada missionária em Ozaka no Japão e assumia em seu lugar o Padre Claudio Gonçalves Nunes.
Em 2009 também foi lançado o Residencial Grenville com 350 lotes.
Gostaríamos de salientar que todos os dados deste documento entre os anos de 1985 a 1995 foram coletados junto às pessoas que participaram desde o início da Criação da Comunidade São José Operário (Benvinda, Irene, Léscio e Pita) dados estes transcritos em anotações e relatados sendo que os dados posteriores há estes anos (1996 até a presente data) foram colhidos através de documentos. Para que esta história fosse montada, foram realizadas reuniões na casa do Casal Léscio e Irene nos dias: 26/06, 12 e 20/08 e 02/09/2010 e na Casa do casal Dorival e Neila no dia 09/09/2010 e participaram destas reuniões: Léscio, Irene, Benvinda, Pita, Dorival, Neila e Sérgio.

O Padre Claudio Gonçalves Nunes Assumiu como Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo em 08/02/2009. Em dezembro de 2010 começaram a ser concretadas 07 das 14 colunas que sustentarão nossa igreja. O Pe. Claudio Gonçalves Nunes foi transferido para a Paróquia da Cidade de Santa Rita do Passa Quatro 02/01/2011 assumindo em seu Lugar como Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo o Pe. Mateus Zagato. Em 27 de janeiro de 2011 foram concretadas as outras 07 colunas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página